Nos dias 12 e 13 de setembro, o Parque da Ciência Butantan oferece uma oficina especial sobre a Lonomia, também conhecida como lagarta de fogo ou taturana. No Museu Histórico, você poderá montar sua própria lagarta com massinha e aprender sobre o soro antilonômico, produzido pelo Butantan, que salva vidas de pessoas que sofreram acidentes causados por esse bichinho.
Haverá também o tradicional #VemPassarinhar, com caminhada e observação da variedade de aves que habitam o parque, além de uma atividade para aprender sobre a higienização correta das mãos para prevenção de doenças.
Confira a programação completa e participe!
Sexta Animal | Museu Biológico
Os visitantes são convidados a conhecer de perto alguns dos animais do Museu Biológico por meio de materiais educativos, além de poder conversar com os monitores sobre biodiversidade e conservação. A equipe também apresenta espécies e suas relações com a saúde humana e planetária.
Data: sexta (12/9)
Horário: 14h30
Local: Horto Oswaldo Cruz, com ponto de encontro no Museu Biológico
Inscrições: na recepção do Museu Biológico, a partir das 13h, até as vagas acabarem
Vagas: 30
Mão suja e Mão limpa | Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw
A atividade convida os visitantes a fazerem experiências comprovando, por meio da observação de bactérias e fungos, que os microrganismos existem. O objetivo é educar e mostrar a importância da higiene pessoal com atitudes simples como, por exemplo, lavar as mãos.
Data: sábado (13/9)
Horário: 10h30 e 14h30
Local: Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw
Não é necessário se inscrever
#VemPassarinhar | Museu Biológico
Esta atividade é para quem gosta de caminhada e observação de pássaros. A equipe do museu promoverá um passeio pelas florestas do Butantan, que abrigam cerca de 170 espécies de aves, incluindo algumas endêmicas da Mata Atlântica e que estão ameaçadas de extinção.
É recomendável que os participantes venham com roupa confortável, com calça e calçados fechados, e que tragam uma garrafa de água. Binóculos e câmeras fotográficas são bem-vindos. Ao final da caminhada, todos se reúnem para um café da manhã coletivo enquanto discutem as espécies avistadas. Traga uma comida e uma bebida, além de um copo reutilizável.
O #VemPassarinhar acontece no início da manhã, período em que as aves estão mais ativas.
Data: sábado (13/9)
Horário: das 7h às 10h
Ponto de encontro: em frente ao Museu Biológico
Não é necessário se inscrever
Nadja, a naja: como a história termina? | Museu Biológico
Uma naja foi encontrada no Brasil, e agora? Nessa atividade, o público participa de uma contação de história para conhecer Nadja, a cobrinha perdida, e decidir o desfecho da narrativa em uma oficina de desenhos. Além de estimular a imaginação, a atividade conscientiza o público sobre o comércio ilegal de animais silvestres no Brasil e no mundo.
Data: sábado (13/9)
Horário: 10h30
Local: Sala Ciência na Prática, no Horto Oswaldo Cruz
Inscrição: a partir das 9h, na recepção do Museu Biológico
Vagas: 20
Público-alvo: crianças de 5 a 12 anos, acompanhadas de responsáveis
Oficina: Conhecendo a lagarta de fogo | Museu Histórico – Espaço Terra Firme
Que tal saber um pouco mais sobre a lagarta de fogo e criar sua própria versão com massinha de modelar e gravetos? Nesta atividade, o público é convidado a conhecer o fascinante trabalho realizado com a lagarta Lonomia e entender a importância do soro antilonômico, desenvolvido pelo Instituto Butantan, para tratar as pessoas acidentadas por esse bichinho.
Data: sábado (13/9)
Horário: 14h30
Local: Museu Histórico – Espaço Terra Firme
Inscrição: a partir das 14h, na recepção do Museu Histórico
Vagas: 15
Passatempo no museu | Museu da Vacina
A atividade tem como objetivo ensinar sobre vacinação e doenças que são preveníveis pela imunização por meio de passatempos.
Data: sábado (13/9)
Horário: das 10h30 às 12h e das 14h às 16h
Local: Museu da Vacina
Vagas: 20 pessoas por sessão
*As atividades podem ser alteradas ou canceladas sem aviso prévio.